11
Jun
A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL EMBUTIDA NA RESIDÊNCIA PJ
Não é novidade que há uma preocupação crescente a respeito do meio ambiente, e a semana do Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, representa muito nos dias atuais. A data decretada durante a Conferência de Estocolmo - conhecida por tratar questões ambientais ao redor do mundo - tem o intuito de chamar a atenção de toda a população mundial sobre questões ambientais e a necessidade de preservação dos recursos naturais.
Tendo em vista esse dever com o meio ambiente, algumas empresas têm trabalhado fortemente a questão, inclusive no mercado de arquitetura. Essa preocupação tem invadido os escritórios, que vêm adaptando seus projetos, os tornando cada vez mais ambientalmente responsáveis. O escritório Zaniboni + Arquitetos, seguindo essa linha de criação, trabalhou recentemente em projeto com esse cunho sustentável e obteve sucesso.
A Residência PJ, localizada em Criciúma – SC, ganhou toda uma estrutura que a aproxima da natureza sem que danifique ou contribua para o esgotamento de seus recursos. O terreno de 2.347,76m² está repleto de vegetação e há exploração do espaço livre como extensão do ambiente interno. Esse espaço livre, além de criar essa relação com natureza, também serve para preservar a privacidade dos moradores.
A casa, que ocupa 797 m² do terreno, recebeu em uma parte o teto verde, que favorece a manutenção climática dentro da casa. No teto da cobertura da casa foram colocadas placas fotovoltaicas, para captação de energia solar. Os grandes planos de vidro ao redor da residência contribuem para o aproveitamento da insolação e iluminação natural, gerando menos gastos de energia com a iluminação.
Seguindo o conceito de integração entre ambientes internos e externos, na área externa foi criado o lago artificial que contorna todo o deck de convívio, e está próximo a vegetação arbórea e arbustiva nos limites do lote. Ao lado lago, uma piscina revestida de pedra vulcânica Hijau Palimanan foi feita, proporcionando mais aconchego e um aspecto natural que conversa com os demais ambientes. A piscina de Hijau, que apresenta funções terapêuticas além de toda a beleza estética, funciona como um elemento de transição sutil entre o espaço interno da residência e o meio externo.
A água da chuva é captada, armazenada e tratada sendo utilizada para a manutenção do jardim e alimentação do lago ornamental, para o tratamento da água é utilizado filtro biológico. A piscina de hijau Palimanan conta com aquecimento solar da água, minimizando ainda mais os gastos com energia.
Toda a composição da Residência PJ desenvolvida pelo Zaniboni + Arquitetos contribui para a preservação de recursos naturais, desde a captação natural de energia e iluminação, até a captação e tratamento da água da chuva. As escolhas que compõem a casa apresentam responsabilidade ambiental, podendo ser considerado um projeto de destaque pela sustentabilidade embutida, além de toda harmonia e aconchego natural que também proporciona.