01


Mar

Em encontro da ANP na Palimanan, profissionais abordam origem e curiosidades de revestimentos naturais

Na manhã do dia 28 de fevereiro, a Palimanan Revestimentos Naturais promoveu um encontro com a Associação Nacional de Paisagismo (ANP) para explicar a origem e curiosidades de revestimentos naturais.

O evento que reuniu 25 profissionais associados a ANP, foi desenvolvido e apresentado pelos engenheiros da equipe técnica da Palimanan. A equipe compartilhou diversas informações relevantes para o exercício da atividade profissional de arquitetura e paisagismo como forma de abranger o conhecimento sobre o assunto.

A apresentação teve como base três pontos, os revestimentos naturais, os tipos de revestimentos, e as rochas, de onde são subtraídos os revestimentos. As rochas são agregados minerais e podem ser classificadas em três tipos, Ígneas ou Magmáticas, formadas pela solidificação da lava vulcânica, Sedimentares, formadas pelo acúmulo de detritos de rochas e minerais e Metamórficas, formadas a partir da transformação de outras rochas.

Após a extração, as rochas são beneficiadas com cortes artesanal, o que realça seu aspecto natural, e por isso a falta de uniformidade é uma característica dos materiais. Os revestimentos são categorizados como pedras, tijolos, seixos e travertinos.

As pedras oferecem resistência, durabilidade e o conforto térmico. Os tijolos podem ser produzidos de argila, material cimentício, ou extraído das rochas e, além da resistência e durabilidade, também apresentam fácil manutenção. Os seixos são oferecidos soltos ou telados, e costumam serem usados como revestimentos ou decorativos de jardins, caminhos e afins. Os travertinos são formados a partir da transformação das rochas sedimentares em metamórficas, o produto apresenta pequenos furos devido à ação da água durante sua formação.

Não passando por nenhum procedimento industrial, os materiais concentram propriedades relaxantes e a energia da natureza. A pedra Hijau Palimanan é um exemplo da concentração de propriedades terapêuticas, pois em sua composição contém o mineral Zeolito, conhecido por sua capacidade de neutralização de radicais livres e de materiais pesados.

Postado em: O que tá rolando?, Para revestir