22
Mai
Kiko Sobrino na loja São Paulo da Palimanan
Na última quarta-feira a loja São Paulo Palimanan recebeu juntamente com seus funcionários, gerentes e diretores o designer, artista plástico, arquiteto e paisagista Kiko Sobrino para uma apresentação sobre as inspirações de suas excelentes criações. O artista, que tem uma sensibilidade fora do comum, tem trabalhos expostos no Art Shopping Carrousel Du Museu do Louvre, em Paris, além de ter obras na galeria Agora, em Nova York, na Green House, em Estocolmo, e nos museus do MUBE e MASP, em São Paulo.
O arquiteto, durante a apresentação, comentou sobre o uso de informações ricas que o auxiliam na hora de criar, e que encontra na natureza suas inspirações, o que permite a composição de um trabalho diferenciado e sempre à frente do mercado. A “mãe natureza”, como chamada por Kiko, cria tudo com perfeição, suas assimetrias mesmo são manifestações perfeitas das diferenças orgânicas. “Sem a natureza nada do que temos ao nosso redor seria criado, é nela que buscamos os exemplos para criar as mais diversas técnicas do mundo”, revela Kiko.
Kiko ainda mencionou que levar elementos naturais para dentro do lar das pessoas vai além de levar um simples revestimento, trata-se de um estilo de vida de qualidade, de um clube que preza pela proximidade com a natureza e por tê-la dentro de casa, e esse é o trabalho do paisagista. O pensar no revestimento natural tem que ultrapassar a limitação de se tratar apenas de um acabamento arquitetônico, devem ser consideradas as diferentes formas, espessuras, movimentos, cores, entre outras coisas. “Quando eu coloco um seixo telado no banheiro, não penso nele como o acabamento de um piso, penso nele para massagear os pés, penso na função do produto além da estética”, disse o profissional.
Para o arquiteto a partir do momento em que se ganha um grau cultural sobre o elemento natural não se volta atrás, não há retrocesso ao uso de materiais sintéticos como porcelanato, azulejo ou outros. A biomimética, uma corrente de design inteligente que busca características da natureza para criação, comentada por Kiko durante a palestra, é usada em seus trabalhos como rica fonte de inspiração, permitindo criações eficientes e funcionais. Esse tipo de trabalho pode auxiliar na iluminação e funcionalidade, proporcionar conforto térmico, acústico e energético, além da alta durabilidade.
Para finalizar a palestra, Kiko discutiu sobre tendências, dizendo que ela não se aplica a elementos naturais, estes duram bilhões de anos e por esse motivo são tendências eternas; vão sempre existir, um exemplo disso são construções de 3.700 anos a.C. que usavam de elementos da natureza e permanecem até os dias de hoje. Demonstrou sua preocupação com a qualidade que se deve ter na atualidade, não apenas relacionada ao fitness - que está bem em alta - mas em todos os sentidos da vida no geral. O lar, por exemplo, é um espaço em que a qualidade é indispensável, a preocupação com o bem interior deve ser atendida também, e o lar é um dos caminhos para que o bem interior exista. Kiko concluiu dizendo que acredita que é por meio de elementos naturais que o equilíbrio é elevado. As funções terapêuticas e o conforto da natureza permitem o cuidado consigo mesmo e com o outro.