04


Jan

O inspirador sistema solar e sua perfeita funcionalidade

Começar 2019 com algo que vai além da arquitetura, construção e afins, mas ainda sim faz parte de tais áreas, e de todas as demais áreas, e é responsável por tudo, inclusive pelas suas existências. O sistema solar, espaço pelo qual se compreende o conjunto do sol e dos demais corpos celestes sob seu domínio, segundo a teoria mais aceita na atualidade, teve origem a partir de uma nuvem molecular que entrou em colapso e formou a estrela central, e os seus remanescentes geraram os demais corpos.

Todos os componentes do sistema solar apresentam ordens praticamente elíptica em volta do sol, ou seja, uma órbita quase circular. O sol, sendo a estrela central, tem sua massa correspondente a 99% da massa total e é fonte de energia para os demais corpos ao seu entorno. Os quatro planetas mais próximos é o Mercúrio, Vênus, Terra e Marte, os mesmos possuem em comum crosta sólida e rochosa. Os quatro gigantes, mais afastados do sol, é composto por Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Em sequencia vem os planetas anões e mais distantes do sistema solar: Ceres, Plutão, Haumea e Éris.

O sol é a razão pela qual todos os planetas descrevem uma órbita ao seu redor cujo formato é praticamente elíptico, conforme lei de Kepler, na qual uma excentricidade define a configuração dessa elipse. Todo o sistema solar ainda apresenta um movimento de rotação circular no sentido anti-horário, giram em torno do seu próprio eixo. Apesar de toda essa grandeza e funcionalidade do sistema solar, por muito milênios a Terra não considerou sua existência, nem contemplou sua grandeza. O sistema solar é o motivo de tudo, é natureza, e deve servir de inspirações em nosso dia-a-dia.

Postado em: Superlegal