06
Ago
PISCINA COM ESPREGUIÇADEIRA DE HIJAU
Contratado para trabalhar em diferentes ambientes da casa, o arquiteto Ricardo Cazon só passou a projetar a remodelação da piscina após ela apresentar vazamento durante a execução dos demais espaços da casa. Segundo os moradores e proprietários, o vazamento estava ocorrendo pela quarta vez, um problema que os incomodava há algum tempo e que os incentivou a trabalharem também aquela área.
Atendendo ao pedido dos moradores, Ricardo verificou qual era o problema até constatar ser estrutural, sendo necessário então a demolição e construção de uma nova piscina. Em decorrência dos reparos necessários, a cliente pediu a repaginação, algo diferente da raia com spa aberto e redondo na ponta, como era.
Agora a piscina tem 2,00x9,00m, com o spa fechado medindo 2,00x2,00m, além de ser revestida com a vulcânica pedra Hijau Palimanan, que chama atenção pela beleza de seus tons esverdeados que se acentuam de acordo com a profundidade da água. O spa conta com 6 bicos de hidromassagem, sendo 2 na espreguiçadeira, desenhada a partir de uma conversa informal com a cliente. “A proprietária disse que gostava de ficar deitada na prainha tomando sol”, conta Ricardo.
O lugar a ser criado deveria ser especial e ideal para relaxamento. Foi no spa, que fica na ponta da piscina e onde bate sol, que o arquiteto encontrou o ponto imaginado. A espreguiçadeira é de concreto e revestida com Hijau, assim como o resto da piscina. A pedra é ideal para o espaço e para o momento de relaxamento da moradora, já que proporciona sensação de bem-estar inigualável.
A Hijau carrega em sua composição natural o mineral zeolito - muito usado em tratamento de água. Esse mineral é responsável por capturar metais pesados do corpo humano, metais esses deixados pelo contato frequente com aparelhos eletrônico, e também neutraliza radicais livres. “A cliente adorou a proposta, e o spa é hoje o seu lugar preferido na piscina”, diz o arquiteto.
A área externa ganhou um deck elevado em piso cimentício atérmico, e um cimentício que imita madeira de demolição. Os muros contam com faixas verticais com diferentes texturas: madeira de demolição (cimentício), mármore branco (porcelanato), e espelhos que permitem a visualização da piscina para quem vem do acesso lateral da casa ou da área de lazer.
Um detalhe foi a necessidade de aumentar a quantidade de placas do aquecimento da piscina, que não esquentava mais como antes, já que a pedra retém menos calor. Um detalhe não atentado antes, mas que foi resolvido com a inclusão de mais 2 placas.